O
PRAZER DE LER, CRESCER E SE TORNAR CIDADÃO
Escola
Municipal Profª Izabel dos Santos Machado
Elaboração
e execução: Aline Maia do Nascimento
Ano Letivo
de 2012
INTRODUÇÃO:
A leitura nos permite compreender e fazer uso da cidadania. Desse
modo é urgente que as escolas busquem a democratização e o acesso
ao material de leitura. Uma vez que entendemos que este é o caminho
que nos leva a conquista da cidadania.
A leitura representa a possibilidade de ver o mundo com mais
clareza e nos permite fazer transformações.
O trabalho na sala de leitura, utilizando-se das diversas
estratégias de leitura, pode constituir-se um caminho para uma
construção do conhecimento.
O projeto:O prazer de ler, crescer e se tornar cidadão, vem
com o propósito de enriquecer o conteúdo interdisciplinar , visando
o aprendizado global e acrescentando ao cotidiano escolar a prática
da leitura e o exercício da cidadania como prioridade no processo
da aprendizagem.
JUSTIFICATIVA
Ler sem imposição, com liberdade da escolha do texto, segundo o
interesse, é o melhor método para a conquista do leitor feliz, que
depende desse disposição interior para interpretar e ser capaz de
reinventar e produzir textos.
A escola é o espaço adequado para o incentivo, a promoção da
leitura e a eficiência de sua prática.
OBJETIVOS:
Objetivos Gerais:
*Tornar democrático o
acesso ao livro
*Realizar atividades de
incentivo a leitura
*Incentivar a leitura
através de diversos tipos de textos;
*Resgatar a cidadania
através da pratica diária da leitura
Objetivos
Específicos:
*Despertar o interesse
pelas várias formas de leitura
*Estimular e exercitar
a leitura como prática democrática
*Estimular o senso
crítico e o exercício da cidadania
*Auxiliar o trabalho
docente
METAS:
Inserir no cotidiano
escolar a freqüência à biblioteca escolar e a utilização dos
serviços da biblioteca
Valorizar a autoria do
texto e a importância da criação literária
Apresentar a biblioteca
como espaço social, democrático, útil a pesquisa e ao prazer de
ler.
METODOLOGIA:
Atividades pedagógicas
dirigidas
Rodas de leitura
Leitura deleite
Contação de histórias
Dramatizações
Concursos
CRONOGRAMA
As
atividades serão desenvolvidas em aulas de 50 minutos para cada
turma. As aulas serão elaboradas respeitando as sugestões dos
professores, seguindo a proposta curricular da escola, não
esquecendo do foco principal que é tornar a leitura como fonte de
prazer e de exercício da cidadania.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
feita através da observação da freqüência na biblioteca.
Maior quantidade de
empréstimos de livros
Participação na sala
de leitura
Qualidade nas produções
escritas e orais
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
CARVALHO,BábaraVasconcelos
de. A literatura Infantil- Visão Histórica e Crítica, 6ª ed., São
Paulo- Global.
FREIRE,Paulo. A
importância do ato de ler em três artigos que completam. São
Paulo, Cortez,1987.
REVISTA Nova Escola
.edição especial- Leitura
SANTOS,Beatriz Eliane
Cordeiro- Vamos Ler na Escola? 1ª edição, 2000.
ZILBERMAN, R. A
Literatura Infantil na Escola. 8ª edição- São Paulo: Global,
1994.
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