Projeto Sala de leitura


O PRAZER DE LER, CRESCER E SE TORNAR CIDADÃO




Escola Municipal Profª Izabel dos Santos Machado

Elaboração e execução: Aline Maia do Nascimento

Ano Letivo de 2012



INTRODUÇÃO:

A leitura nos permite compreender e fazer uso da cidadania. Desse modo é urgente que as escolas busquem a democratização e o acesso ao material de leitura. Uma vez que entendemos que este é o caminho que nos leva a conquista da cidadania.
A leitura representa a possibilidade de ver o mundo com mais clareza e nos permite fazer transformações.
O trabalho na sala de leitura, utilizando-se das diversas estratégias de leitura, pode constituir-se um caminho para uma construção do conhecimento.
O projeto:O prazer de ler, crescer e se tornar cidadão, vem com o propósito de enriquecer o conteúdo interdisciplinar , visando o aprendizado global e acrescentando ao cotidiano escolar a prática da leitura e o exercício da cidadania como prioridade no processo da aprendizagem.



JUSTIFICATIVA

Ler sem imposição, com liberdade da escolha do texto, segundo o interesse, é o melhor método para a conquista do leitor feliz, que depende desse disposição interior para interpretar e ser capaz de reinventar e produzir textos.
A escola é o espaço adequado para o incentivo, a promoção da leitura e a eficiência de sua prática.


OBJETIVOS:


Objetivos Gerais:


*Tornar democrático o acesso ao livro

*Realizar atividades de incentivo a leitura

*Incentivar a leitura através de diversos tipos de textos;

*Resgatar a cidadania através da pratica diária da leitura


Objetivos Específicos:

*Despertar o interesse pelas várias formas de leitura

*Estimular e exercitar a leitura como prática democrática

*Estimular o senso crítico e o exercício da cidadania

*Auxiliar o trabalho docente

METAS:

Inserir no cotidiano escolar a freqüência à biblioteca escolar e a utilização dos serviços da biblioteca

Valorizar a autoria do texto e a importância da criação literária

Apresentar a biblioteca como espaço social, democrático, útil a pesquisa e ao prazer de ler.


METODOLOGIA:

Atividades pedagógicas dirigidas

Rodas de leitura

Leitura deleite

Contação de histórias

Dramatizações

Concursos


CRONOGRAMA

As atividades serão desenvolvidas em aulas de 50 minutos para cada turma. As aulas serão elaboradas respeitando as sugestões dos professores, seguindo a proposta curricular da escola, não esquecendo do foco principal que é tornar a leitura como fonte de prazer e de exercício da cidadania.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através da observação da freqüência na biblioteca.

Maior quantidade de empréstimos de livros

Participação na sala de leitura

Qualidade nas produções escritas e orais




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CARVALHO,BábaraVasconcelos de. A literatura Infantil- Visão Histórica e Crítica, 6ª ed., São Paulo- Global.


FREIRE,Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que completam. São Paulo, Cortez,1987.

REVISTA Nova Escola .edição especial- Leitura

SANTOS,Beatriz Eliane Cordeiro- Vamos Ler na Escola? 1ª edição, 2000.

ZILBERMAN, R. A Literatura Infantil na Escola. 8ª edição- São Paulo: Global, 1994.










Nenhum comentário:

Postar um comentário